terça-feira, 21 de março de 2017

P5 RECEBE PROPOSTA DE CIPRIANO CASSAMÁ PARA SAÍDA DE CRISE



O presidente de Assembleia Nacional Popular entregou hoje (21 de Março) ao grupo de P5, representantes das organizações internacionais sediados na Guiné-Bissau a proposta apresentada ao presidente da república para saída de actual crise política do país.
A proposta já foi objecto de debate no último conselho de estado que terminou sem sucesso devido desentendimento de ponto de vista entre os envolvidos na reunião.
No encontro de hoje que durou pouco menos de uma hora, o presidente da assembleia nacional popular, Cipriano Cassama, fez a questão de detalhar ao grupo do P5 o seu ponto de visita sobre a referida preposta.
A saída do encontro o porta -voz do grupo, ouvido pequeno, igualmente representante da União Africana no país, disse ter recebido a proposta do presidente da ANP e promete uma análise para posteriormente o grupo posicionar.
“ O presidente de Assembleia pediu-nos ao grupo de P5 que viéssemos ter um encontro com ele, viemos e quis explicar um pouco as propostas que ele já tinha apresentado ao Conselho de Estado sobre a possibilidade da saída da crise na Guiné-Bissau e apresentou-nos o seu ponto de visita sobre a proposta. Nós recebemos e agora vamos analisá-lo e no momento oportuno vamos pronunciar”, contou
O P5 é um espaço de concertação das organizações internacionais na Guine Bissau composto pela CEDEAO, ONU, UA, CPLP, UE.
Ontem presidente da Assembleia nacional popular Cipriano Cassama manteve encontros separados com o embaixador da República de França, representante do PNUD e presidente de associação dos guineenses na diáspora.
No primeiro encontro com embaixador da França acreditado na Guine Bissau, os dois interlocutores abordaram questões que se prendem com o reforço da cooperação interparlamentar entre Bissau e Paris bem como as possibilidades de troca de visitas das delegações dos parlamentos.
O encontro serviu também de ocasião para ambos abordarem a situação sociopolítico no país sobretudo a implementação do acordo de Conacri e a vinda de uma missão de alto nível da CEDEAO a Bissau.
A saída da reunião o embaixador não prestou declarações a imprensa
De seguido Cassama reuniu com o representante do PNUD na Guiné-Bissau, interpelado pela imprensa na saída, Gabriel Dalva desse ter abordado com o presidente de assembleia nacional popular sobre a cooperação entre o PNUD e assembleia nacional popular no quadro do projecto de apoio de reforço de capacitação da ANP em diversas áreas já em curso no país.
Por ultimo Cassama reuniu com presidente de associação dos guineenses na diáspora, Causo Balde, nas suas declarações a imprensa logo após a reunião afirma que encontro vem na sequencia dos encontros que tem estado a levar acabo com deferentes responsáveis do país para apelar a paz e a estabilidade afirmando por outro lado que a única solução para actual momento do país passa pela CEDEAO e próprio guineenses.
RSM/FV

Sem comentários:

Enviar um comentário