UNTG exorta governo aplicação de nova grelha salarial a partir do Julho
A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) exortou ao governo à aplicação de uma nova grelha salarial a partir do mês de Julho próximo e a calendarização do pagamento da divida salarial de 2003.
A exigência consta duma nota de imprensa à ANG teve acesso, produzida após a reunião do Secretariado Nacional daquela central sindical em que foram analisados entre outras a situação da subida “galopante” dos preços de produtos de primeira necessidade.
No comunicado a UNTG lançou igualmente um apelo ao Governo no sentido de acelerar o processo de reajuste salarial tendo em conta o fim de prazo fixado para a implementação da nova grelha salarial no âmbito do memorando de entendimento firmado no passado mês de Dezembro de 2016 com os parceiros sociais.
A UNTG criticou a passividade do governo da Guiné-Bissau face a arbitrariedade que se verifica na fixação dos preços de produtos de primeira necessidade “sem fundamentos plausíveis”.
A central sindical pede uma rápida intervenção do governo no que diz respeito a regulação coerente e sistemática da fiscalização de preços e qualidade dos produtos de primeira necessidade no mercado nacional, nomeadamente arroz, óleo, açúcar, peixe e carne bem como a criação duma comissão Ad-hoc para esta finalidade.
FV/ANG/AALS/ÂC/JAM
Sem comentários:
Enviar um comentário