O economista guineense, Carlos Lopes, antigo sub-secretário da ONU e secretário da Comissão Econômica das Nações Unidas (ONU) para África, manifestou hoje a sua indignação com a detenção de Manecas dos Santos.
Manuel “Manecas” dos Santos foi detido hoje de manhã pela Polícia Judiciária.“Foi detido hoje cerca das 11:30 [12:30 em Lisboa], na clínica Madrugada, em Antula”, informa fontes contactadas em Bissau.
O veterano da luta armada pela independência da Guiné-Bissau tinha sido ouvido, há cerca de um mês, pelo Ministério Público, na capital guineense, para esclarecer as suas declarações sobre a iminência de um golpe de Estado no país.
Em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, no passado mês de abril, "Manecas" dos Santos defendeu ser possível que venha a acontecer um novo golpe militar na Guiné-Bissau devido à situação de impasse político que se vive no país há cerca de dois anos.
Carlos Lospes foi considerado pela New African Magazine, como um dos 100 africanos mais influentes da lista anual da Jeune Afrique (2015).
FV/BD
Sem comentários:
Enviar um comentário