A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já tem um projeto de cronograma das suas atividade com vista às eleições legislativas, que devem ter lugar na Guiné-Bissau.
O documento da CNE precisa que entre Outubro 2017 e 28 de Fevereiro 2018, o Presidente da República, José Mario Vaz terá de marcar a data das eleições legislativas através de um Decreto Presidencial, cujo data poderá coincidir com 20 de Maio de 2018.
Os trabalhos de atualização de recenseamento eleitoral e a atualização de cartografia eleitoral figuram entre o período temporal de Outubro 2017 e a segunda semana de Dezembro de 2017, bem como os trabalhos de ativação das Comissões Regionais de recenseamento eleitoral, apresentação de candidaturas, boletins de votos, educação cívica eleitoral e formação dos membros dos mesas de Assembleia de Votos.
José Pedro Sambu, Secretario Executivo da CNE, confirmou à E-Global que este cronograma deverá ainda ser sujeito a aprovação com outras Instituições que trabalham com a CNE, concretamento o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral ( GTAPE).
Sambu referiu também a impossibilidade técnica para realização de eleições Autárquicas referente a presente legislatura, no entanto, depois das eleições 2018, as autoridades podem assumir a organização das eleições autárquicas, dentro de um prazo de 6 meses, ou um ano depois das eleições legislativas.
José Pedro Sambu referiu ainda a necessidade de serem reunidas, o mais rápido possível, meios financeiros, pelo Governo mas também pela comunidade Internacional, como maior financiador de quase todos os processos eleitorais na Guiné-Bissau. Neste momento, por parte das finanças já temos luz verde e aguardamos aprovação do orçamento, que deve ser submetido ao Governo através do
Ministério das Finanças, por parte do GTAPE.
FV/EGLOBAL
Sem comentários:
Enviar um comentário