Os populares da região de Tombali, Sul do País, estão com a falta do arroz no mercado. Estas informações foram avançadas ontem (10 de Abril) pelo corresponde da Rádio Sol Mansi no local que ouviu alguns consumidores a lamentaram o escassez deste cereal.
“As dificuldades são enormes não há arroz, as vezes temos que ir ao porto a espera para compra-lo no preço de 400 francos CFA cada quilograma kg, já há duas semanas que não temos arroz no mercado, inclusivo hoje não tenho nada para comer com as famílias, porque não há arroz no mercado nem” afirma um dos consumidor.
O consumidor avançou que o governo tinha prometido que vai abastecer o mercado de Tombali e até então nada aconteceu, tendo adiantado que “somos da Guiné-Bissau, a região de Tombali não é do outro país é da Guiné, para conseguir um saco de arroz tens que ir até Bissau e eu não tenho dinheiro para fazer isso, porque a distancia Catió- Bissau é de 289km.
A mesma preocupação foi manifestada aquando da segunda etapa da presidência aberta do chefe de Estado José Mário Vaz, onde o ministro do Interior Botche Candé, prometia que semana a seguir a da presidência aberta, o governo em colaboração com a Câmara do Comércio, “ vai abastecer o mercado da região com o arroz num preço razoável como forma de minimizar os sofrimentos dos populares da aquela região”
A região do Tombali é o celeiro do arroz no país mas devido mudanças climáticas nos últimos tempos os camponeses estão a perder os seus cultivos por causa da subida da água salgada.
Folha de Verdae/RSM
Sem comentários:
Enviar um comentário