O Gabinete Nacional da Interpol-Bissau beneficia de uma viatura dupla cabine, três motorizadas e materiais de equipamento de escritório. O donativo da União Africana irá abranger a reabilitação das instalações do centro de detenção de Bandim, orçado em mais de cem mil dólares
Na entrega dos materiais, esta sexta-feira (07/04), o representante da União Africana na Guiné-Bissau, Ouvídio Pequeno, disse que a oferta irá permitir a organização para ter mais esforços no que respeitam o controlo das fronteiras do país, nomeadamente em três zonas: São Domingos, Pirada e nas zonas de ilhas.
A União Africa espera que os materiais sejam usados em benefício do povo guineense e para os serviços competentes, no sentido de apoiar todos os esforços feitos para o melhor controlo fronteiriço e do centro de detenção de Bandim que “é um centro já reabilitado e é uma parte que irá ajudar no sufoco quanto as pessoas detidas no centro”.
O Ministro da Justiça, Rui Sanha, reconheceu as dificuldades e adianta que não se pode sonhar com grandes realizações e fazer o possível para que o país possa dispor de certas condições para melhoria do serviço, em relação a centro de detenção de Bandim que tinha “enorme dificuldade” e os detidos se encontram em condições sub-humanas.
“Hoje em dia a polícia judiciária de Bandim contem mais de três celas que irá permitir no minino respeitar as regras das Nações Unidas relativamente o tratamento dos detidos e irá contar ainda com apoio da União Africana para ampliação de mais centros de detenção e em cada local que existem tribunais que haja centro de detenção”.
A União Africana espera que os materiais sejam usados de forma eficiente e ajuizados e que possam analisar outras possibilidades de ajuda.
Folha de Verdade/RSM-Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário