NO FINAL DE UMA REUNIÃO DO COMITE DE VETERANOS DE LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL QUE TEVE COMO ORDEM DO DIA DOIS PONTOS, NOMEADAMENTE, INFORMAÇÕES GERAIS E AAUDIÉNCIA COM O SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA, JOSE MAIRO VAZ, FOI PRODUZIDO O SEGUINTE COMUNICADO QUE RESUME OS RESULTADOS DA MESMA.
O COMITE DE VETERANOS DE LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL DEBRUÇOU E ANALIZOU DE FORMA MUITA SÉRIA A ACTUALSITUAÇÃO POLITICA QUE O PAÍS ENFRENTA NO PRESENTE MOMENTO, NOMEADAMENTE:
1. O NÃO CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONAKRY, FACTO QUE AGORA O PRESIDENTE DA REPUBLICA SUSTENTA QUE NÃO HAVENDO ENTENDIMENTO ENTRE OS PARTIDOS POLITICOS COM ASSENTO PARLAMENTAR, NOMEADAMENTE PAIGC, PRS, E OS QUINZE (15) DEPUTADOS DISSSIDENTES DO PAIGC ATE O MÊS DE OUTUBRO, DISSOLVERIA O PARLAMENTO;
2. A ORDEM DE SUSPENSÃO DAS EMISSÕES DA RTP E RDP AFRICA;
3. LEITURA E ANÁLISE DA CARTA ENVIADA PELO SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA DATADA DE 16 DE MAIO DE 2017 DIRIGIDA À SRA. ELLEN JONSHON, PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DE CEDEAO ONDE, RECONHECEU A EXISTÊNCIA DE FACTO DO ACORDO DE CONACRI;
4. TENTATIVA DE INVASAO DA SEDE NACIONAL DO PAIGC POR PARTE DE UM GRUPO AFECTO AOS 15 DISSIDENTES DO PAIGCDURANTE A ABERTURA DA SUA I CONVENÇÃO NACIONAL SOBRE A QUAL, O SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA, DECLAROU EM CONFERENCIA DE IMPRENSA QUE, SE NÃO FOSSE ELE MAIS O SEU DITO MINISTRO DE INTERIOR E DO ESTADO BOCTHE CANDE, HAVERIA FUNERAIS DURANTE 5 DIAS SUBSEQUENTES;
POR ULTIMO, FOI LEVANTADA A QUESTÃO DE FALTA DE CONSIDERAÇÃO AOS COMBATENTES LIBERDADE DA PATRIA NO ATENDIMENTO NO MINISTERIO DE FUNÇÃO PUBLICA SOBRETUDO AOS PENSIONISTAS COMBATENTES.
DURANTE A REUNIÃO, OS VETERANOS CRITICARAM DURAMENTE O SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE A SUA DELCLRAÇÃO DO QUE HAVERIA MUITOS MORTES ENTRE OS MILITANTES DO PAIGC NA ABERTURA DA CONVENCAO.
5. SAUDAR A DIREÇÃO SUPERIOR DO PARTIDO PELA FORMA SABIA QUE TEM GERIDO ESTA LUTA POLITICA QUE ASSOLA A GUINE BISSAU ENCORAJANDO-A PROSSEGUIR NA ESSA SENDA COM VISTA A CONSOLIDAÇÃO ESTADO DIREITO DEMOCRATICO, SOLIDARIZANSDO COM OS NOSSOS DIRIGENTES NA DEFESA DA DEMOCRACIA NA PATRIA DE AMILCAR CABRAL.
BISSAU; 07 DE JULHO DE 2017
Sem comentários:
Enviar um comentário