encontros que teve com diferentes atores políticos da Guiné-Bissau.
«Volto encorajado com as diferentes conversas que tive com os diferentes atores», afirmou aos jornalistas o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, após um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.
O presidente da configuração Guiné-Bissau da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz chegou terça-feira a Bissau, tendo durante quarta-feira e quinta-feira reunido com as autoridades, representantes políticos e sociedade civil.
«É a primeira vez que venho à Guiné-Bissau para ouvir os diversos atores políticos, sociedade civil, intelectuais, membros do judiciário, legislativo e do executivo para compor um quadro completo sobre a situação do país e para apresentar no dia 24 de agosto um relatório ao Conselho de Segurança da ONU», afirmou.
Sobre o encontro com o Presidente, Mauro Vieira disse também ter ficado «encorajado» com a realização de uma «segunda ronda de mediação pela associação das mulheres guineenses da crise política».
«Creio que é um instrumento importante e que pode criar um momento e um ímpeto novo para se chegar a uma solução», salientou.
Entre 2015 e 2017, a Comissão da Consolidação da Paz atribui à Guiné-Bissau um envelope financeiro de 10 milhões de dólares para apoio a iniciativas relacionadas com o diálogo político e construção do consenso nacional, modernização das forças de defesa e segurança, apoio à construção de um sistema judicial independente e participação dos jovens e mulheres no desenvolvimento económico.
FV/NB
Sem comentários:
Enviar um comentário