quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ONG guineense alerta que construção de central elétrica pode ameaçar Lagoas de Cufada

A Organização Não Governamental (ONG) guineense Tiniguena denunciou que a Reserva Natural das Lagoas de Cufada, a maior reserva de água doce da Guiné-Bissau, pode estar seriamente ameaçada. As declarações surgiram depois do anúncio de planos de construção de uma central elétrica naquela zona.
Segundo a ONG Tiniguena, a maior ameaça é o acesso a água potável por parte das populações, e a desflorestação necessária à construção da central elétrica. Em declarações à Radio France Internationale (RFI), o Secretário Executivo da ONG, Miguel de Barros, reforçou que “a implementação de uma infraestrutura como esta, para além de implicações do ponto de vista de deslocação das comunidades (…) do ruído, (…) da perturbação, também tem implicações fortes na afetação do lençol freático, o que quer dizer que o abastecimento de água à população poderá ficar completamente prejudicado”.
As Lagoas de Cufada são uma reserva natural com habitantes que preservam os seus recursos e que tem vindo a ser ameaçada pelo potencial que representam os diversos projetos que vão sendo definidos para esta área. No ano passado, a projeção da construção do Porto de Águas Profundas no Rio Grande de Buba gerou também muita polémica entre os ativistas ambientais, pois é uma obra que poderá consumir grande parte da reserva natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário