Conacri, em 11 de
Janeiro de 2017-o presidente da República Alpha Condé presidiu nesta
quarta-feira, 11 de Janeiro, a cerimónia de lançamento do projecto de
conectividade destinado a 200 escolas em toda a extensão do território. Esta
iniciativa presidencial visa qualificar o ensino e a introduzir o uso das
tecnologias da informação e da comunicação (tic) nas escolas. Ele disse que há
dois anos, Senhor presidente da República se comprometia a fazer construir e
equipar duzentos (200) Cyber-Centros nos estabelecimentos de ensino secundário,
superior e profissionais. Hoje, este compromisso foi mantido através deste
lançamento.Esses Centros, conectados à internet, permitirão aumentar o
acesso ao conhecimento compartilhado, as trocas comerciais entre alunos / estudantes
de diversos centros, entre alunos e professores e entre os professores eles
mesmos. As tic permitem fazer entrar o mundo exterior nas salas de aula e
tratar de temas de actualidade em operador dos documentos (texto, áudio, vídeo)
autênticos. As tic inovam, sobretudo, promovendo abordagens colaborativa, para
aqueles que usam-na, elas trazem uma mais-valia.
As tecnologias da informação e da comunicação
(tic) constituem um dos fatores mais marcantes das sociedades contemporâneas. O
domínio da educação não escapa a sua influência e muitos são os governos que
investem neste sector esperando mais eficiência e eficácia dos seus sistemas
educativos.
Com efeito, a necessidade de fazer uma praça em
tic na educação não parece mais um objeto de debate em si; praticamente em todo
o mundo, se concordam que se trata de um movimento incontornável. Assim, a
maioria dos países no âmbito das suas políticas públicas dotaram-se de
programas em matéria de integração das tic na educação.No entanto, a
integração das tic na educação pressupõe uma contestação dos métodos
tradicionais centradas sobre ensino, e que repousam sobre a transmissão de
conhecimentos pelo professor. A Integração das tic para a melhoria da qualidade
dos ensinamentos e das aprendizagens pressupõe " uso habitual e regular
das tic em classe pelos alunos e professores, num contexto de aprendizagem
activa, real e significativo.
Em um modelo socioconstructiviste, a aprendizagem
é mais considerado como o produto de actividades sociocognitives ligadas às
trocas didácticas professor-alunos e alunos-alunos tudo privilegiando a relação
existente entre as três pólos: o saber, o professor e o aluno.O
objectivo deste projecto consiste em dotar o conjunto das escolas secundárias e
superiores públicos de cyber-Centros que podem acolher pelo menos 25 pessoas de
cada vez até dezembro de 2015.
O projeto, lançado em 2014, conheceu o atraso
devido à presença da epidemia de ébola na Guiné. Ele visava a criação em 2014 e
2015, de dois cêntimos (200) Cyber-Centros nos estabelecimentos de ensino
pré-Universitário, superior e profissionais.
Para a primeira fase, 100 locais serão equipados a
saber: uma escola para cada prefeitura, dois colégios para cada chefe-Local da
região, três escolas para cada município de conacri, três colégios para cada
município de conacri dez instituições académicas, E cinco centros
profissionais. A especificar que os objectivos desta primeira fase são 100 %
atingidos. Nos dias de hoje, cada estabelecimento dispõe de uma sala de: 25
mesas para computadores de escritórios, um escritório (box) para o gerente, 6
BATERIAS DE 1100 ah, 6 painéis solares de 180 w E 1 CARREGADOR / inversor. Cada
centro é alimentado por um sistema fotovoltaico, de capacidade suficiente com
autonomia igual ou superior a 10 horas por dia. Os Cyber-Centros serão
utilizados principalmente para acesso à internet, a documentação em linha
(Biblioteca Virtual), o compartilhamento de conteúdo entre estabelecimentos e
entre professores, um centro de formação de formadores e a iniciação às ferramentas
das tic. Cada centro criará, para o seu funcionamento ideal, quatro (04) postos
de trabalho directos: um gerente, um técnico de manutenção preventiva, um
monitor e um agente de segurança. Note-se que para os dois anos, o projecto
criará cerca de 800 empregos diretos.No início da cerimônia de
lançamento, Senhor doussou lancinet traoré reitor da Universidade Gamal Abdel
Nasser de conacri desejou boas vindas ao chefe de estado, aos membros do
governo, bem como a todos os convidados. Antes de terminar a sua breve
alocução, Senhor traoré ampliar esta iniciativa do presidente da República de
ligar todas as universidades a internet, antes de se envolver no que lhe diz
respeito, de fazer bom uso.
Em seguida, foi a vez do ministro dos correios,
Telecomunicações e da economia digital senhor mustafa mamy diaby de se
expressar em nome de todos os ministros da educação. Para Ele, essa iniciativa
do presidente da República é salutar no sentido de que a introdução das novas
tecnologias da informação irá reforçar as capacidades de formação das
diferentes instituições de ensino. Ele precisou, além disso, que toda a esfera
de formação composta de alunos ou de estudantes e formadores, poderá beneficiar
destas potencialidades oriundas desses cyber espaços. Contudo, Senhor ministro,
apesar de tudo, chamou a atenção dos vários usuários dos cyber espaços sobre os
perigos que lhes espreita sobre estes espaços, apontando o dedo ao cibercrime.
Para evitar isso, o senhor ministro pretende criar dispositivos de filtragem
dos dados e dos conteúdos, a fim de proteger os usuários. Para Ele, a
realização deste projecto constitui um progresso significativo para o nosso
país e vai ficar gravado na história.
Finalmente, ele voltou ao presidente da República,
o iniciador do referido projecto de se expressar. Para o senhor presidente da
República, é importante que a juventude guineense dominar as novas tecnologias
da informação. Para este efeito, Senhor presidente da República incentivados a
participar mais na vida da nação para um desenvolvimento integrado e
sustentável. Desejosos de emancipação da camada feminina, instou-as a
participar nesta inovação. Respondendo aos estudantes que reclamavam das
ferramentas informáticas, Alpha Condé dirá que a ambição do governo vai além de
conceder tablets aos estudantes. Para Ele, o seu próximo objectivo a médio
prazo, é agir de modo a todos os jovens guineenses tenham acesso a internet
onde quer que se encontrem no território, da capital ao último village.
Antes de terminar, Senhor presidente da República
convidou os alunos a cuidar destes cyber espaços como a menina dos seus olhos.
A cerimônia terminou com a visita do cyber espaço
da Universidade Gamal Abdel Nasser de conacri sob ovações de muitos estudantes.
A célula de comunicação do governo
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