Apesar de toda a tranquilidade vivida no Quinto Congresso do PRS, “os renovadores saíram mal nele, constituindo um congresso fictício, perante espectativas e dissoluções”.
Tudo porque, Conforme a fonte fidedigna de Notabanca, Alberto Nambeia dispõe de um poder centralizado. Para eleição presidencial e legislativa ele é o candidato natural. Se não estiver em condições terá que manifestar a intenção num prazo de cento e oitenta dias à Comissão Política Nacional para decidir quem será a cabeça de lista do partido.
De acordo com a nossa fonte, Florentino Mendes Pereira não é candidato natural do partido. Por ter ao lado, Malam Sambu como adversário já instruído e suportado pelo presidente do partido, por ter apoiado o congresso com cento cinquenta e cinco milhões de francos cfa.
Florentino Mendes Pereira e Malam Sambú serão submetidos à Comissão Política do PRS, para que esse órgão elege um, como cabeça de lista.
Se Mendes Pereira vencer, Nambeia não vai gostar disso e, se Malam Sambú vencer, o secretário-geral do partido corre risco de demitir-se das funções. Então, o percurso é entre espada e parede.
Segundo informante de Notabanca, todos os órgãos do partido foram conhecidos no congresso menos a direção, cujo 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º vice-presidentes ainda se desconhecem, por compromissos obscuros e antidemocráticos no PRS.
A fonte refere que, Orlando Mendes Viegas, presidente da Comissão Organizadora do congresso tem afirmado acordo com Nambeia que após o congresso seria o primeiro-vice presidente do PRS. Terminado o congresso, Nambeia nega escolhê-lo ao cargo.
Para o efeito, ainda segundo as fontes confiáveis de Notabanca, Nambeia convidou, Artur Sanhá para assumir ao cargo do primeiro vice-presidente do PRS, mas Sanhá recusou o convite. Daí, Instalou-se a crise de liderança no seio dos renovadores. Este, é o fato de não constituição da direção do PRS, até ao momento.
Perante o imbróglio politico, remata a fonte, Florentino Mendes Pereira ficou exausto e desapontado com alegações que os renovadores não estão a ser coerentes com ele.
A ver vamos mais uma embrulhada política no seio do partido criado por, Koumba Ialá, “assassinado pelos próprios dirigentes do PRS.
FV/NB
Sem comentários:
Enviar um comentário